14/04/2009

Arqueologia e arte indígena





Há milhares de anos... Antes da chegada dos portugueses, já havia habitantes em nosso território, eles registravam a vida nas paredes das cavernas através de desenhos e pinturas denominadas Arte Rupestre.
Os primeiros instrumentos utilizados pelo homem pré-histórico para produzir a Arte rupestre foram provavelmente as mãos, bastões de madeira, ossos, penas de aves, pedras entre outros.
As tintas eram extraídas da natureza, basicamente do urucum (vermelho), do jenipapo (azul e preto) e da argila (amarelo e branco).
Quando os europeus chegaram, viviam aproximadamente 8 milhões de pessoas, em cerca de 1.000 grupos étnicos diferentes que conservavam entre si relações políticas e comerciais. Hoje, com pouco mais de 50(alguns sem contato nenhum com a civilização) de culturas distintas e conhecimentos milenares, os povos nativos formam uma sociedade complexa, expressando toda a sabedoria de sua tradição herdada dos ancestrais, em que toda a cultura material está carregada de princípios e objetivos, de valores estéticos e sociais.