17/06/2009

Ensaio sobre a cegueira

O filme
Assistir ao filme foi chocante, mas antes de tudo um banho da realidade que é o nosso mundo e ainda um excelente instrumento de reflexão pra mim. Ao chegar em casa fiquei ruminando muitas coisas a respeito de tudo resolvi escrever e compartilhar com vocês a minhã visão/leitura cristã sobre a trama.

Ensaio sobre a cegueira - site oficial

- A mulher do médico é como Cristo, se fez cega por amor e passou a servi-los, incansavelmente, independente do quanto as circunstancias tornaram-se adversas. Não se beneficiou do fato de enxergar, mas foi contada entre os cegos a fim de proteger e amar os que lhe eram queridos.
- Ela se tornou refém do seu próprio amor
- Cegueira – prisão – escravidão
- Visão – amor – serviço – liberdade
- Aquele que conhece a verdade, tem luz e visão diferente dos que estão ao redor, e isto torna aquele que vê, ainda mais responsável por servir e amar os que estão primeiro cegos, depois presos e escravizados.
- A imoralidade sexual abre caminho para muitos outros pecados de morte e destruição
- O fato de a mulher enxergar e sofrer as mesmas coisas que os cegos sofreram, a habilitou a derrotar o opressor que subjugava ainda mais aqueles que já eram cegos. ( Cristo X Diabo ) Ela foi até o lugar onde ele se encontrava – inferno – o derrotou e resgatou as outras que estavam presas.
- O opressor conhecia a voz daquela que enxergava, pois esta falava com autoridade e era melhor que ele.
- Ela se importou com os pequenos e fracos e os tomou pela mão os conduzindo á liberdade
- Ainda que se pudesse dizer que todo o sofrimento era castigo divino sobre eles, a misericórdia de Deus sempre esteve no meio deles, sofrendo com eles e provendo alguém que os servisse e os libertasse. (O Pai – o filho )
- A liderança no modelo de Deus se dá pelo serviço, multiplicidade e pluralidade enquanto pelo modelo humano se dá pelo poder e pela força, centralização, pecado, exploração, escravidão, roubo e sofrimento.
- Os cegos não conhecem sua própria identidade e sua condição. Precisam da palavra de quem os pode ver plenamente.
- No casamento, a limitação e cegueira de um, exige grande esforço do outro e desequilíbrio no relacionamento, deixando este vulnerável a afastamento e adultério. O perdão da mulher foi totalmente baseado na total compreensão do estado limitado e inferior do seu marido.
- O ambiente da família é fundamental para a qualidade de vida e de relacionamentos
- O grupo foi muito enriquecido pelo fato de terem uma líder com visão, que possibilitou uma condição razoável de vida em um mundo de cegueira e trouxe dignidade para muitos dentre eles, que não tinham perspectiva de vida e não pertenciam a lugar algum. (igreja)
- A cegueira pode tanto significar cegueira espiritual dos que não conhecem a Deus quanto a condição inerente a toda a humanidade caída e amaldiçoada pelo pecado de Adão, o primeiro a ficar cego.
- Andamos como cegos, não podemos ver sequer um dia á nossa frente. A palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho, ou seja, andamos tateando, um passo de cada vez. Ainda que estejamos vivendo em um mundo de cegueira e caos, devemos ouvir a voz e seguir os passos do nosso mestre Jesus, que nos dará uma condição melhor de vida neste mundo, provendo abrigo, alimento, conforto e comunhão, até que um dia possamos ver e viver plenamente, no reino celestial.