10/09/2009

Arte Grega



 
A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como a criatura mais importante do universo. Os gregos não se submetiam ás imposições da religião nem ao poder dos reis. Por isso, criaram uma arte mais independente.Os gregos tiraram sua idéias da filosofia racionalista e humanista dominante, produzindo uma obra antropocêntrica, exprimindo valores de equilíbrio, harmonia, ordem, proporção e medida, sendo empenhada em exaltar a beleza e o calor da vida humana, não o mundo além túmulo.
A busca do equilíbrio, a forma de pensar e filosofar e a valorização do humanismo foram, de certa forma, a fonte de toda a cultura ocidental.
Dos edifícios da arquitetura grega, os templos foram os mais importantes. São formas estruturais simples, não concebidos para receber multidões. Os cultos eram realizados na parte externa  e mais importante, enquanto o interior era reservado aos sacerdotes. Os templos eram construídos sob uma plataforma de dois ou três degraus. Existem 3 ordens arquitetônicas dórica, jônica e coríntia.
Os escultores do séc.VI a.C. livres das influências externas e profundamente interessados na representação anatômica, aproximaram-se mais da realidade, observando as leis de proporção e simetria, rompendo definitivamente com as influências externas. Os esquemas ideais do homem (kouros) nu e da figura feminina vestida (kore). A pintura era muito utilizada na decoração das cerâmicas, estas eram produzidas com muito requinte, como uma forte decoração linear ou de figuras geometrizadas, notando-se a ausência de paisagens. Seus temas eram os feitos dos deuses e semideuses e amores olímpicos. Atenas e Corinto eram grandes produtoras devido ao seu uso comercial. 

O teatro, criação dos gregos, era ao ar livre. Os atores usavam máscaras e os papéis femininos eram desempenhados por homens. Em Atenas, onde havia concursos de tragédia no teatro Dionísio, surgiram grandes poetas trágicos. Os auditórios eram construídos com pedras sob a base de uma colina. Sua forma permitia que o espectador pudesse ver e ouvir perfeitamente de qualquer  lugar em que estivesse sentado.
Na filosofia grega da antiguidade, Sócrates fundador da filosofia humanista, criou um novo método de reflexão baseado em perguntas e respostas, e Platão, fundados da academia de Atenas, que, partindo das idéias socráticas, desenvolveu uma teoria baseada nas idéias. Os sofistas eram filósofos que procuravam servir-se da reflexão para atingir fins imediatos, mesmo comerciais; sofreram a oposição de Sócrates.
A cultura helenística surgiu da fusão entre a cultura helênica (grega) e a oriental (egípcio-persa), fruto das conquistas de Alexandre Magno. A arquitetura helenística abandonou os princípios harmoniosos e leves da arquitetura grega, assumindo características suntuosas e individualistas.