08/09/2009

Arte Neoclássica – academismo



A reação contra o barroco e o Rococó, retomando os princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal. É por isso, conhecida também por Neoclassicismo. A arte neoclássica contrapôs a pureza e o equilíbrio da idéia de classidade. Roma e, sobretudo a Grécia foram retomadas como modelo; os símbolos antigos foram reelaborados sob os novos princípios de racionalidade, de proporção, de medida, de ordem e de limpidez.

A pintura teve inspiração da cultura clássica (Greco-romana), da cultura helenística e do Renascimento italiano, sobretudo em Rafael, e teve força e independência maior durante e Revolução Francesa e durante o período napoleônico.Jacques Louis David (1748-1825) foi o mais clássico dos artistas franceses, conseguindo a união entre o culto da natureza e a tradição clássica. David foi o retratista oficial da Corte, exercendo grande influência na pintura da época, pois seus quadros retratam um grande realismo e emoção.

NATUREZA-MORTA - Representação gráfica de flores e frutas, fora de seu habitat, passa a ser denominada natureza-morta. Objetos inanimados também fazem parte dessa composição. A história da pintura oferece inúmeros exemplos de natureza-morta com os mais variados objetos representados desse tema. São fruteiras, sobras de mesa de café, pedaços de tecido ou qualquer coisa que complete a composição. Esse tema foi bastante explorado nas artes plásticas, pintado por diversos artistas, que a representaram de diferentes formas, utilizando variadas técnicas e estilos.

Tal como a pintura, a arquitetura neoclássica foi influenciada pelos modelos Greco-romanos, principalmente após as escavações de Pompéia e Herculano, cidade romanas soterradas pelo Vesúvio, em 79 d.C. Destaca-se o panteão nacional

NATUREZA-MORTA - Representação gráfica de flores e frutas, fora de seu habitat, passa a ser denominada natureza-morta. Objetos inanimados também fazem parte dessa composição. A história da pintura oferece inúmeros exemplos de natureza-morta com os mais variados objetos representados desse tema. São fruteiras, sobras de mesa de café, pedaços de tecido ou qualquer coisa que complete a composição. Esse tema foi bastante explorado nas artes plásticas, pintado por