30/09/2009

Chega de sacola

Até que enfim, um projeo em prol da sustentabilidade...

Novo projeto do vereador Carlos Bezerra Jr. quer substituir o uso de sacos plásticos descartáveis nos estabelecimentos comerciais da cidade por sacolas que podem ser reutilizadas. A idéia é preservar o meio ambiente diminuindo o uso das sacolas plásticas, que demoram a se decompor na natureza.
Caso se torne lei, supermercados, padarias, lojas de conveniência, açougues, e qualquer comércio que distribua sacolas plásticas ficarão obrigados a oferecer sacos mais resistentes, para incentivar a reutilização. Os locais que desobedecerem a legislação receberão multas de R$ 1 mil, na primeira autuação, e de R$ 3 mil, em caso de reincidência.
“Essa é uma daquelas medidas que produzem mudança de cultura. Justamente por isso é categórica. Penso que tanto os responsáveis pelos estabelecimentos quanto os paulistanos entendem a importância de diminuirmos o consumo das sacolas de plástico trocando-as por outras mais duráveis ou, se for o caso, biodegradáveis. No mundo todo, temos visto um tanto de novas iniciativas com foco na preservação ambiental. E aqui em São Paulo faltava algo assim”, destacou o parlamentar tucano.


Veja mais no site