06/11/2009

Noiva: Diga não á ansiedade!

Somos feitos de corpo, a alma e espírito. O organismo, os sentimentos e emoções e sobretudo a mente são interdependentes, e o equilíbrio de cada uma destas áreas contribui para que a "noiva" esteja bem consigo mesma.
A própria preparação do casamento gera muito estresse e ansiedade, e esta preparação trará novos compromissos, responsabilidades, preocupações, ou seja, a tendência a esse “novo” estilo de vida durante a preparação é o responsável pelo aumento de peso, desequilíbrio emocional e uma série de outros problemas.
Seguem dicas práticas para a organizar o casamento com paz e serenidade, que eu mesma tenho procurado por em prática nestes dias, e considero que com certo sucesso ( mas ainda não plenamente)

O casal deve dividir os compromissos entre si, de modo que não sobrecarregue nenhum dos dois, compartilhando as responsabilidades e permitindo que se tenha certa autonomia na tomada de decisões.
- Estabelecer metas (compromissos com datas) a curto prazo, com breve realização. Uma dica é fazer listas de tarefas semanais e quinzenais. O fato de resolver com sucesso item por item inibe a ansiedade e minimiza os transtornos.
- Incluir os possíveis atrasos e imprevistos no planejamento, considerando uma espécie de "tolerância" caso alguma resolução fique em aberto.
- Não esperar ações de terceiros. O planejamento pode ser prejudicado no caso do descumprimento, gerando muitos transtornos.
- Considerar que decisões erradas podem ser tomadas por ambos. É preciso coração limpo e desprendido pra não entrar em sérios ciclos de discussões e acusações recíprocas e muito desgastantes.
- Manter a agenda e atividades habituais. Valorizar momentos de entretenimento e tempo com os amigos, falar sobre outros assuntos não relacionados a casamento. Não invadir a vida de outras pessoas que não estão casando!
- Alimentar-se de forma correta. A ansiedade faz as pessoas comerem além do normal -  por isso a alimentação de 4 em 4 horas é a mais recomendável. Sempre desconfie da sua própria fome. Nem sempre o apetite está de acordo com a necessidade de se alimentar.
- Comer menos gorduras e carboidratos. Priorize alimentos naturais e não processados.
- Evitar  doces e refeições tarde da noite, estabelecer e respeitar os horários de refeições, todos os dias.
- Beber muita água durante o dia. Prefira carnes brancas e legumes para o jantar.
- Faça sempre exercícios, seja uma caminhada no parque, musculação ou até mesmo exercícios leves em casa.

Para finalizar curta a preparação do seu casamento. Surgiram dúvidas? Escreva