20/01/2011

Wall frames - I got it!

Sempre tive paixão por  molduras e decorações feitas com elas, vazias mesmo. Pra mim é fascinante o diálogo entre as formas e ainda todo o significado cultural que elas trazem. As molduras foram por muito tempo quase mais valorizadas que as pinturas que ornamentavam. Por séculos talhadores dedicaram muita atenção a elas, que depois de esculpidas recebiam tintas feitas de ouro e metais nobres. Quanto maior a moldura e os arabescos que recebía, mais valorizado era o quadro, e sobretudo mais status tinha o seu comprador. Hoje a arte está livre de enquadramentos, os painéis são limpos, abertos, e as molduras perderam sua utilidade original. Hoje elas são pura forma, composição, história. e a parede de molduras comunica isso. A moldura está livre pra ser ela mesma...



A moldura  esteve com agente na e-session e "apareceu" na cerimônia,
obra do carinho do nosso fotógrafo...


          Nestas férias dediquei um bom tempo a este meu antigo projeto: Montar uma parede de molduras na minha casa. E eu consegui, essa parede existe, estou muito feliz! O processo foi muito legal, algumas molduras eu ganhei, outras eu comprei, outras já tinha e transformei. Utilizei materiais novos pra mim, como tecidos de diversos tipos - o que é outra coisa que tem estado bem presente nos meus projetos.
Primeiro organizei as molduras na cama e fotografei num projeto prévio de como ficaria. DEfini quais seriam os detalhes e modificações; quais receberiam tinta ou tecido, que cores teriam e etc. A seguir finalizei as molduras, lixei as que teriam acabamento fosco e envernizei as brilhantes. O secador acelerou o processo já que o dia não estava tão quente.
 Tive que resolver vários dilemas. O primeiro foi fazer com que o Caue entendesse a minha idéia. Não é nada simples para uma pessoa totalmente auditiva - ele -  compreender as idéias de outra totalmente visual - eu. Até os termos pra nós tem significado diferente. Composição, estrutura, tom tem um significado na músiaca e outro totalmente diferente na arte visual. Mas depois que ele viu as inspirações concordou, e depois que estava pronto, gostou mais ainda (ufa!)
Outros dilemas foram a respeito do espaço, se faria na parede verde da sala ou na bege, materiais e cores, mas todas as difíceis escolhas foram acertadas. Gastei cerca de $100,00 e em torno de 12 horas ao todo. E o bom é que este é um projeto aberto, posso continuar modificando, quando achando coisas legais vou acrecentando e tal. Mas já estou apaixonada pela minha parede!


Gostaram? Só não reparem as fotos. Depois eu posto os outros projetos de férias que estou fazendo tá?
Bjs amigos.

= ]